Este post é uma continuação dos posts anteriores:Guia de conquista: Entendendo o Early Game
Guia de Conquista: Entendendo o Mid Game
Nele são usados termos da comunidade, caso não saibam o que significam cheque o Glossário de termos de SMITE
Entendendo o Late Game
O inicio do Late é misturado com o final do Mid(estas fases não são claramente vistas no jogo e sim interpretadas). O Mid vai se transformando em Late a partir do momento que os times já rotacionam tanto das lanes originais que o time deixa de se distribuir por igual no mapa e passa a andar junto. É onde acontecem as primeiras teamfights e é onde se derrubam as torres que estão mais próximas de cair(pois dependendo de quão cedo começa o Late Game, o time não tem condições de fazer o Fire Giant).
Final do Late
Guia de Conquista: Entendendo o Mid Game
Nele são usados termos da comunidade, caso não saibam o que significam cheque o Glossário de termos de SMITE
Entendendo o Late Game
Uma partida de conquista normalmente possui 3 fases principais Early Game, Mid Game e Late Game. Hoje irei abordar alguns pontos básicos da fase final do jogo. Este é o momento do jogo onde o time que saiu do Mid Game com a vantagem busca formas de terminar a partida e é por isso que nesta fase que se define se uma partida vai durar 30 minutos ou quase 1 hora, pois se o time que tem a vantagem não souber encerrar a partida fica travada até que um dos times consiga encerrar de forma eficaz.
O que é o Late game?
O Late game é a fase do jogo onde o time já abandonou o posicionamento fixo da lane que defendia no early e passa a andar junto para cumprir os objetivos no mapa. Pode-se pensar no Late game como o oposto do Early. Pois no Early a proposta é farmar o mais rápido possível e não se preocupar tanto com kills e objetivos, no Late o farm deixa de ser importante e a proposta passa a ser ganhar as teamfights, ou matar personagens importantes do outro time para conseguir pegar objetivos.
Qual o principais objetivo?
Durante o Late game, seu principal objetivo é terminar o jogo, matando o titã do time inimigo. Para que isso aconteça, as torre e a fênix de pelo menos uma das lanes devem ser destruidas, para retirar a imunidade do titã. Essa fase se caracteriza pelas rotações em time e pelas teamfights ao redor dos pontos principais do mapa.
Quais pontos são esses?
Em ordem de prioridade, estes pontos são: Titã inimigo, Fire Giant, Fênix inimiga, Torres inimigas, Erínias (Gold Fury) e por último Piromante. Esta ordem pode ser estranha para alguns, portanto explicarei o porque dela logo abaixo.
1º Titã inimigo.
1º Titã inimigo.
Este é o objetivo principal da conquista e é ele que vai te garantir a vitória no jogo. Não adianta ter um k/d/a de 100/0/100 se o inimigo leva o seu titã. Kill não ganha jogo, e esse é o maior erro dos jogadores iniciantes para intermediários de Smite.
Sendo o Titã inimigo o objetivo principal, ele sempre deve ser priorizado em qualquer contexto, mas apenas quando seu time tiver condições de matá-lo numa última investida.
Como ele é o objetivo principal do jogo, ele também é o objetivo mais difícil de se levar. Pois ele está logo a frente da fonte inimiga. E é o ponto mais distante possível da fonte aliada, o que significa que o inimigo pode ficar se curando com muita velocidade durante um ataque ao titã.
Por isso que quando o seu time tem que escolher a hora certa de se comprometer a atacar o titã, pois naturalmente esta escolha coloca o seu time em uma baita desvantagem (se os dois times estiverem completos é uma luta de 6 contra 5, pois o titã normalmente bate mais do que metade dos deuses do time inimigo), a hora certa é quando o time atacante tem algumas boas vantagens.
Como ele é o objetivo principal do jogo, ele também é o objetivo mais difícil de se levar. Pois ele está logo a frente da fonte inimiga. E é o ponto mais distante possível da fonte aliada, o que significa que o inimigo pode ficar se curando com muita velocidade durante um ataque ao titã.
Por isso que quando o seu time tem que escolher a hora certa de se comprometer a atacar o titã, pois naturalmente esta escolha coloca o seu time em uma baita desvantagem (se os dois times estiverem completos é uma luta de 6 contra 5, pois o titã normalmente bate mais do que metade dos deuses do time inimigo), a hora certa é quando o time atacante tem algumas boas vantagens.
2º Fire Giant.
E é no "boas vantagens" que o Fire Giant vira prioridade em relação a fênix inimiga. Pois ao matar o Fire Giant, todos os membros do seu time que estiverem no mapa ganharão um buff que aumenta consideravelmente sua recuperação de Mana e Hp (o que faz com que você tenha um sustain muito melhor nas teamfights), aumenta consideravelmente o dano total dos deuses e o dano causado às estruturas (Torres e Fênix) inimiga. Além disso, ele tem uma outra grande vantagem estratégica que é estar na parte central do mapa. Forçando o time inimigo a se afastar da base deles para poder contestá-lo, caso seu time comece a matá-lo.
3º Fênix inimiga.
Embora destruir a fênix inimiga seja um passo obrigatório para se terminar uma partida (pois enquanto todas elas estão em pé o seu Titã está invulnerável a qualquer tipo de dano. A partir do momento que uma das Fênix cai e os minions do seu time, ou um dos membros do time entre em sua àrea, ele passa a ser vulnerável e perder vida com os ataques recebidos), elas não são prioridade em relação ao Fire Giant por dois motivos:
*Elas oferecem menos vantagens ao serem destruídas comparadas ao FG (dão os minions de fogo, que são excelentes, mas só atacam uma lane).
*Elas oferecem menos vantagens ao serem destruídas comparadas ao FG (dão os minions de fogo, que são excelentes, mas só atacam uma lane).
* Estão muito mais próximas da fonte inimiga, fazendo com que o inimigo quase sempre te enfrente com vida cheia e embaixo de uma área segura. Forçando dives do seu time.
4º Gold Fury.
No momento, existem 3 tipos de Erínias (Furys) que aparecerem aleatoriamente após a primeira Gold Fury ter sido conquistada: Erínia Dourada (Gold Fury), Erínia Primal (Primal Fury) e Erínia Oni (Oni Fury). Cada uma delas oferecem uma vantagem diferente.
A Erínia Dourada, como dito no post anterior, dará uma certa quantidade de gold para todos os personagens do seu time. Tendo participado do kill ou não, estando vivo ou não.
A Erínia Dourada, como dito no post anterior, dará uma certa quantidade de gold para todos os personagens do seu time. Tendo participado do kill ou não, estando vivo ou não.
A Erínia Oni dará spawn em uma wave de minions reforçados, que tenderão a ganhar dos minions inimigos se não forem farmados por alguem do outro time.
A Erínia Primal dará um buff de dano ao time contra campos na Jungle (Incluídos o Fire Giant e o Piromante).
Este objetivo é menor do que a Fênix inimiga por alguns motivos:
(Gold Fury) - Gold e Xp não são mais prioridade no Late game, visto que neste momento todo mundo já está próximo de chegar ao level máximo e de fechar a build.
(Gold Fury) - Gold e Xp não são mais prioridade no Late game, visto que neste momento todo mundo já está próximo de chegar ao level máximo e de fechar a build.
(Oni Fury) - Os minions de fogo são mais fortes e são spawnados enquanto a Fênix estiver morta, dando mais de uma wave por lane e forçando o inimigo a perder tempo limpando-os.
(Primal Fury) - O buff de matar campos na jungle ajuda a matar o Fire Giant, mas não ajuda a levar as Fênix. E raramente dá tempo de fazer a Fury, andar pro outro lado do mapa e fazer o Fire. Se este é o contexto, vale mais a pena fazer o Fire Giant primeiro.
5º Piromante
O Piromante, nesta season, é o objetivo mais fraco do Late Game, pois ele dá um buff de Ouro e Xp por 3 minutos para o time e também da um buff de velocidade ao sair da fonte (40% de movimento a mais que são perdidos caso o jogador entre em combate). Embora seja relevante no Mid Game (quando xp e ouro ainda são muito importantes), no Late game ele serve como um Farm a mais, ou algo a fazer caso o time esteja por perto.
Como eu escolho quando e qual objetivo fazer?
Durante o late game, os kills ganham muito mais importância, pois quanto mais experiência e ouro um deus acumulou na partida, mais tempo ele ficará na base depois de tomar um kill. Este tempo de respawn aumenta a probabilidade que o time com maior número de membros vivos consigam levar algum dos objetivos.
Normalmente uma teamfight acaba antes de um deicídio (quando todos os jogadores de um time morrem), portanto, cabe ao time que ganhou a teamfight aproveitar essa vantagem para buscar algum objetivo do mapa para fazer.
Um dos critérios para escolher qual objetivo fazer é a ordem de prioridades já listada. Porém nem sempre ela é a mais decisiva, pois as vezes o time não sobreviveu com vida o suficiente para levar o Titã ou o Fire Giant. Por exemplo, se após uma teamfight só sobreviveram o jungler e o Adc do time, vale mais a pena fazer uma torre ou Erínia do que tentar fazer o Fire Giant ou o Titã e morrer para ele (e ainda passar pela humilhação disso ser anunciado pra todo mundo na partida).
Normalmente uma teamfight acaba antes de um deicídio (quando todos os jogadores de um time morrem), portanto, cabe ao time que ganhou a teamfight aproveitar essa vantagem para buscar algum objetivo do mapa para fazer.
Um dos critérios para escolher qual objetivo fazer é a ordem de prioridades já listada. Porém nem sempre ela é a mais decisiva, pois as vezes o time não sobreviveu com vida o suficiente para levar o Titã ou o Fire Giant. Por exemplo, se após uma teamfight só sobreviveram o jungler e o Adc do time, vale mais a pena fazer uma torre ou Erínia do que tentar fazer o Fire Giant ou o Titã e morrer para ele (e ainda passar pela humilhação disso ser anunciado pra todo mundo na partida).
Além da lista de prioridades e quantidade/função dos membros sobreviventes, outro critério importantíssimo é o local do mapa onde a teamfight terminou e a localização de seus minions.
O local do mapa é importante pois após uma teamfight, o time que saiu vencedor do confronto tem que aproveitar o tempo de respawn inimigo (ou o tempo que eles precisaram voltar para base pra recuperar a vida e mana perdidas na teamfight) para fazer algum dos objetivos. Se a fight aconteceu perto da T2 da duo, por exemplo, não costuma valer a pena ir fazer o Fire Giant, pois o tempo que se demoraria andando até o objetivo faria com que o time inimigo ganhasse tempo para se organizar para ir lá contestar.
A localização dos seus minions é importante pois, caso os tankers do time morram em uma teamfight, eles definem se é seguro ou não tentar derrubar uma torre ou fenix. Se todos os personagens que sobreviveram tem pouca vida e os minions estão longe da construção inimiga (para que possam tankar o dano delas), as chances de morrer fazendo o objetivo são altas.
Perdi a teamfight, e agora?
Caso o seu time esteja perdendo as teamfights, os sobreviventes do time precisam se organizar para defender o que é mais importante no mapa. Sejam os objetivos neutros ou suas próprias construções.
Após perder uma teamfight, o time defensor estará em desvantagem, portanto não costuma valer a pena arriscar morrer para defender um objetivo menor (Como torres, Piromante ou Erínia), então a atenção deve se dar ao Titã, às Fênix (que quase contam como um jogador a mais durante as teamfights) ou o Fire Giant (o mais comum é que se tente roubar este objetivo, caso a desvantagem seja grande. Se a desvantagem não for tanta, é possivel tentar uma nova luta no Fire). É muito comum, nos leveis baixos, ver jogadores muito preocupados em manter todas as torres no mapa, mas a queda delas não costuma significar muita coisa no Late Game.
Fases dentro do Late Game
Início do Late:
O inicio do Late é misturado com o final do Mid(estas fases não são claramente vistas no jogo e sim interpretadas). O Mid vai se transformando em Late a partir do momento que os times já rotacionam tanto das lanes originais que o time deixa de se distribuir por igual no mapa e passa a andar junto. É onde acontecem as primeiras teamfights e é onde se derrubam as torres que estão mais próximas de cair(pois dependendo de quão cedo começa o Late Game, o time não tem condições de fazer o Fire Giant).
Meio do Late
O "meio do Late" é basicamente o que se chama de Late Game, é quando todos do time já estão próximos ao level 20 e próximos de terminar sua Build. Quando o time já está focando no Fire Giant ou nas Fênix. Para depois fazer o Titã. É onde as teamfights e os kills são mais decisivos.
Final do Late
Eu só estou chamando de "Final do Late" para manter o padrão dos posts anteriores. Pois o Final do Late é literalmente o final da partida. Um nome mais apropriado seria "Super Late Game", que é a "hora extra" da partida. Esse modo não acontece em todos os jogos, mas em partidas mais equilibradas ou em partidas em que o time com a vantagem não saiba encerrar. O que caracteriza o Super late game é: Build Completa (Já com as bençãos e botas trocadas), todos no Level 20 e a única opção de gasto de ouro seriam as poções de 500 ou de 3 mil de ouro. É o momento em que todos os personagens (ou a grande maioria deles) já alcançaram o máximo de stats através de itens, buffs e leveis.
Conclusão
O late game tende a ser uma consequência do Mid Game. Um time que sai bem de um Mid costuma empurrar a vantagem com bastante tranquilidade para o Late, encerrando a partida com facilidade. Entretanto, quando um time se perde ou não consegue se organizar para levar os objetivos de forma eficaz, ele abre oportunidade para o outro time virar o jogo. Quanto mais tempo o time com a vantagem demorar para encerrar a partida, maior a possibilidade ele tem de perder a vantagem no Early e no Mid game.
Com este post termino a abordagem sobre as fases do jogo. Em seguida começarei a escrever um "Guia de Classes para a conquista, abordando o mais detalhado e didático possível o que se espera de cada um dos jogadores.
Nos vemos lá
GG
Fiquei muito feliz com seus posts, bem util
ResponderExcluirFico feliz de estar ajudando. Espero que o blog consiga crescer para ajudar toda a comunidade BR a melhorar.
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