Entendendo o Early Game
Como eu ganho esta vantagem?
Durante o Early Game, os campos que mais dão experiência e ouro são os oráculos (na frente de onde ficam as Erínias, ou Gold Fury) e o First Blood.
Aqui é onde o time decide se vai começar safe nos próprios buffs, invadir o inimigo pra forçar uma luta no lvl 1 ou qualquer outra estratégia fora da meta que decidirem tentar.
Uma partida de conquista normalmente possui 3 fases principais Early Game, Mid Game e Late Game. Hoje irei abordar alguns pontos básicos da primeira delas.
O que é o Early game?
O que é o Early game?
O Early Game são os momentos iniciais de uma partida, Começa a partir do momento em que você entra no mapa e vai até mais ou menos a queda da primeira torre de alguma das lanes. É a fase onde você tem o primeiro contato com o time adversário e começa a se preparar para as fases futuras do jogo.
Qual o principais objetivo?
Para "ganhar" o Early Game, você precisa construir uma vantagem de ouro e xp sobre seu oponente. Ouro pra garantir que você poderá avançar sua build mais rápido do que o inimigo, tendo melhores status para as lutas. E xp para garantir que você possa abrir 1 ou mais leveis de vantagem sobre ele, também melhorando seus status e de suas habilidades.
Como eu ganho esta vantagem?
- Administrando o próprio farm
Durante o Early Game, cada segundo que você não está ganhando ouro, xp ou pressão na lane é tempo perdido. A principal fonte de Farm das lanes são os minions e a principal fonte de farm do jungle são os buffs e os campos de xp internos do mapa. procure sempre administrar sua movimentação de forma que você intercale waves de minions com xp extra o tempo inteiro.
-Negando farm ao oponente
-Negando farm ao oponente
Além de se preocupar com sua própria xp, você precisa se preocupar com a xp e ouro do inimigo. Então além de buscar um farm eficiente, você precisa buscar formas de negar farm ao inimigo (por exemplo empurrando os minions pra debaixo da torre dele, roubando xp extra do lado dele da jungle, congelando lane entre outras estratégias que serão aprofundadas em outros posts.
- Pokes e kills
Como as fontes de xp e ouro estão sempre durante o mapa, toda vez que o inimigo voltar para a base ele pode acabar perdendo um pouco de xp e de farm em sua rota, pois precisará caminhar de volta até sua rota. Se ele for morto, ele precisará cumprir o tempo de respawn até poder voltar. Durante o early game, este tempo de respawn é muito baixo, o que faz com que forçar o inimigo voltar através de pokes ou de kills acabem dando praticamente a mesma desvantagem para o inimigo. Com a diferença que o kill te um pouco de gold e xp extras. Portanto, só pegue um kill se ele estiver bem garantido, de outra forma, o poke é a alternativa segura e eficaz.
Qual objetivo te dá mais experiência e ouro no mapa?
Durante o Early Game, os campos que mais dão experiência e ouro são os oráculos (na frente de onde ficam as Erínias, ou Gold Fury) e o First Blood.
Fases dentro do Early Game
Início do Early:
Aqui é onde o time decide se vai começar safe nos próprios buffs, invadir o inimigo pra forçar uma luta no lvl 1 ou qualquer outra estratégia fora da meta que decidirem tentar.
O inicio safe é com a duo pegando o buff roxo e depois indo para a lane, mid ajudando o jungler a pegar o buff amarelo e depois indo pra lane, solo pegando a primeira wave de minions e indo direto para o buff azul para pegar lvl 2 junto com o jungler. Jungle tem diversas rotas possiveis que irei detalhar em outros posts.
Meio do Early
Neste momento cada um já está em sua lane querendo ganhar vantagem sobre o inimigo. Absolutamente todas as lanes tem um objetivo próprio para esticar esta vantagem (duo tem as harpias de xp, solo tem o Totem de Ku, mid tem os campos de xp e jungle tem os oráculos. O maior erro dessa fase são aqueles players que ganham a lane e não vão caçar essa xp extra (ou invadir um campo inimigo quando for safe), muita gente já quer começar a rotacionar nestas horas e acaba perdendo toda a vantagem que ganhou, pois poucos deuses tem potencial de kill logo nas primeiras waves e o caminho até as outras lanes costuma custar 1 wave ou mais de farm. O que indica que sair e voltar pra própria lane pode não te dar absolutamente nada em troca.
Neste momento, não é prioridade derrubar a primeira torre do inimigo, pois na maioria das vezes que você avança demais na lane pra fazer essa pressão, o jungler inimigo te gankará (Esse é o erro mais comum dos mids iniciantes). O melhor a se fazer aqui é tentar pokear o inimigo de volta pra base pra poder esticar a vantagem.
Durante o meio do early normalmente não se tem muitas vigias no mapa, pois o fragmento de visão dura menos que uma ward comum e normalmente não se compra muitas vigias logo no inicio da partida. O que faz com que as calls de "Enemy missing" sejam cruciais para o time.
Final do Early
Final do Early
O Early Game começa a virar Mid Game quando as primeiras torres já foram pokeadas o suficiente pelos minions e já estão perto de cair, o que faz com que cada lane entre no Mid em momentos diferentes. Para o jungler, essa transição pode começar a acontecer bem antes das lanes. Pois sua transição depende de quando seu deus ganha potencial para kills e assists (por exemplo, Thor e Thanatos começam a gankar com mais eficiencia por volta do nivel 5. Assim que pegam o ult, Ravana já demora um pouco mais pra ter item suficiente pra dar burst no combo e etc.)
Durante o final do Early que os ganks começam a acontecer, e evitá-los é muito fácil.
*Avise sempre que seu inimigo sair da lane ou voltar pra base e preste atenção nos avisos do resto do time.
*Se você não souber onde o inimigo está, ou quanto tempo ele pode demorar pra chegar na sua lane para te gankar, não fique avançado, ou você vai acabar sendo gankado e muito provavelmente vai morrer ou ser forçado a voltar pra base.
*Não tanke os minions nesta fase, eles batem mais do que os deuses inimigos (arqueiros são OP no early), principalmente nos leveis 1,2 e 3.
Conclusão
Esta é a fase mais curta do jogo, normalmente são os 10 primeiros minutos de partida, podendo ser mais curto para as lanes que conseguirem abrir uma boa vantagem.
No próximo post falaremos sobre o mid game, que é a parte que a maioria dos players não sabe muito bem o que fazer.
Nos vemos lá
GG
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