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Guia de Conquista: Entendendo o Mid Game

Este post é uma continuação do post anterior:Guia de conquista: Entendendo o Early Game

Nele são usados termos da comunidade, caso não saibam o que significam cheque o Glossário de termos de SMITE

Entendendo o Mid Game

 Uma partida de conquista normalmente possui 3 fases principais Early Game, Mid Game e Late Game. Hoje irei abordar alguns pontos básicos da fase intermediária do jogo. Esta é a fase mais confusa em todas as partidas casuais de conquista, pois é onde normalmente o time se perde.

O que é o Mid game?

 O Mid game é a fase de transição entre o Early game (fase onde você busca criar uma vantagem sobre o outro time) e o Late Game (onde seu time se une para cumprir os objetivos finais do mapa).

Qual o principais objetivo?

Durante o Mid game, seu principal objetivo é ganhar influência e controle da maior parte do mapa, forçando o outro time a adotar uma postura mais defensiva. Para que alguns objetivos maiores já possam ser conquistados. Essa fase se caracteriza pelo inicio das rotações das lanes e é onde todo jogador é forçado a tomar algumas decisões. Baseadas no resultado do que aconteceu no early game.

Quais escolhas são essas?

 Como o Mid game e o Late game não são tão "padronizados" como o Early, fica praticamente impossível eu cumprir todas as escolhas e estratégias possíveis. Portanto, irei apresentar algumas possibilidades baseadas na situação do seu Early Game. Neste post não irei falar do que cada função deve fazer no Mid, pois isso ficará para posts futuros. Dito isso, vamos lá:

Ganhei o Early Game, e agora?

 Se durante o early game você conseguiu manter uma pressão sobre o inimigo e abrir uma vantagem considerável. Você pode, basicamente, optar por fazer pressão na torre inimiga ou sair da sua lane pare exercer a sua pressão em outras partes do mapa. Estas escolhas, assim como todas as outras no smite, tem seus riscos e suas respectivas recompensas.

Ficando na lane após ganhar o early game.

 Se você optar por ficar na lane durante e fazer a pressão na T1 (ou T2, caso a T1 já tenha caído no early) você estará ampliando a sua vantagem sobre seu oponente direto. Esta situação pode te dar uma ou duas torres inimigas (e o ouro que elas te dão quando caem). Ao se derrubar uma torre inimiga, a vantagem que isto te dá é que ela te abre uma "área de circulação" no mapa. 

 Olhando para o mapa ao lado, podemos ver que as torres indicam qual a área do mapa que cada time pode circular com uma maior segurança (Pois caso seja abordado pelo time inimigo, você pode fugir para a torre mais próxima). Neste quesito a t1 mais importante é a do Mid (pois ela abre a circulação entre os dois lados da jungle) e a segunda mais importante é a Solo (pois ela é mais distante da t1, está mais próxima do Fire Giant, que é onde as teamfights costumam acontecer e ela reduz o alcance do teleporte do Solo inimigo).

 A maior desvantagem desta estratégia é que para exercer esta pressão na torre inimiga, você precisa ficar avançado na sua lane. O que te abre para ganks de outras rotas que estejam rotacionando (e esta é a maior diferença entre o Early e o Mid, no Early game o maior risco é você tomar um gank do jungler inimigo. No Mid game o risco é de ser gankado por 2 ou até 3 pessoas ao mesmo tempo). Caso você seja gankado e morra, o inimigo terá tempo de recuperar a desvantagem aberta no Early (os ganks podem ser usados a seu favor também. Se você sentir que sua vantagem é grande o suficiente pra lutar contra 2 ou 3 pessoas ao mesmo tempo e sobreviver, você pode forçar este gank para facilitar o trabalho das outras lanes.)

Rotacionando após ganhar a vantagem

 Outra opção após ganhar o Early Game é se aproveitar da vantagem aberta para rotacionar e ajudar a lane vizinha. Isso é útil por vários motivos, seja para ajudar alguém do seu time a abrir uma parte importante do mapa, seja para reduzir a vantagem do inimigo que ganhou o early. Por exemplo, supomos que em uma partida a solo e a duo do seu time ganharam o Early, se o solo rotacionar para a mid com o objetivo de levar a T1 do meio, o mapa é aberto para que o jungler possa invadir os buffs inimigos com maior segurança. Outro exemplo, se o mid e o solo perderam o Early, mas a duo ganhou. Um dos dois (ou ambos) pode rotacionar para o meio pra gankar o Mid inimigo e ajudar o mid do seu time a recuperar a desvantagem e assim vai para cada situação possível.

 A maior desvantagem nessa rotação é que você abre mão de um farm mais rápido para exercer sua pressão em outra parte do mapa. E você também abre espaço para o seu oponente conseguir um farm seguro. Isso faz com que as rotações abram outras possibilidades (você pode fazer uma rotação mais lenta, farmando pelo caminho e reduzindo o impacto no seu farm, ou você pode fazer uma rotação mais rápida para aproveitar o efeito surpresa no gank). Estas nuances na rotação são várias e renderão um tópico a parte. 

Perdi o Early Game, e agora?

 Dependendo do quão competitiva está uma partida, perder o Early não é o fim do mundo. Se você perdeu o Early, sua prioridade principal é reduzir a sua desvantagem em relação ao oponente. Então farmar e reduzir farm inimigo é sua prioridade no momento. Como o inimigo ganhou o Early, ele que vai ditar o que acontecerá na sua lane e suas escolhas irão depender do que ele optará fazer.

Caso o inimigo opte por rotacionar, você pode aproveitar para empurrar sua wave para a torre inimiga, negando este farm para ele, as vezes isto permite que você pegue a primeira torre dele também (e aí que é interessante saber a prioridade das torres no mapa, pra que esta troca valha a pena pra quem rotaciona). Você pode aproveitar a rotação inimiga para invadir a jungle inimiga (caso você saiba que ele já chegou na outra lane).

Caso ele opte por continuar avançando a lane, você pode optar por combinar um gank com seu time no inimigo, para matá-lo ou forçá-lo a voltar para a base (nessa hora é importante comparar os leveis e build de quem você está pedindo o gank, pois se o inimigo conseguir matar os 2 essa vantagem só irá aumentar.)


Quais os objetivos principais do mapa neste momento?


Durante o Mid Game, o objetivo principal é a Gold Fury, pois o boost de ouro que ela dá para o time acelera o desenvolvimento da build, que ajudará nos ganks e defesas das rotações. Após a gold os objetivos são Piromante, T2 e por ultimo T1.


Fases dentro do Mid Game

Início do Mid:

O inicio do Mid é misturado com o final do Early (estas fases não são claramente vistas no jogo e sim interpretadas). Eu gosto de caracterizar o inicio do Mid Game por volta do lvl 8/9 nas lanes, pois nesta altura normalmente a primeira torre já perdeu cerca de 50% da vida ou já caiu, permitindo as rotações ou pressões nas mesmas. Neste momento, os ganks costumam ser mais pontuais, pois o farm individual ainda tem bastante importância.


Meio do Mid

O meio do Mid se caracteriza, para mim, pela "dança das rotações". Onde o "xadrez" do "rotacionar ou ficar na lane" fica mais intenso. Neste momento a atenção principal dos times estratégicos é fortalecer a dominância do time entre a Mid e a Duo Lane, para que o objetivo possa ser realizado num momento propício. Ou, quando a gold já caiu, esse foco de dominância vira a área do Fire Giant, para que o time consiga fazer o Piromante.

Final do Mid

O Mid Game começa a virar Late Game quando o farm individual perde importância em relação ao farm do time. Neste momento o time começa a andar cada vez mais junto para que os objetivos sejam alcançados. Neste momento a fonte de xp e ouro passam a ser os objetivos principais do mapa, os kills sobre o time inimigo, as torres e waves/ campos da jungle que estiverem no caminho que o time se movimenta.

Conclusão

Esta é a fase mais confusa do jogo, pois a grande maioria dos jogadores não tem a consciência do que está acontecendo e é onde a falta de comunicação do time pesa mais. O mid game, quando bem feito, normalmente garante a vitória no late game. No próximo post falaremos sobre formas de se encerrar a partida, que é o Late game.


Nos vemos lá
GG

Comentários

  1. Ficou bem mais claro alguns pontos de quando tu guia pra fazer certas coisas ao longo do jogo. Me gustò!

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