Guia de Builds - Compreendendo os Status do Personagem
Guia de Builds - Compreendendo os Slots da Build No primeiro post deste guia de builds vimos que os status do personagem controlam absolutamente tudo o que vai acontecer com ele e no segundo post vimos qual a lógica de como se montar uma build. No post de hoje, iremos entender melhor como funciona a loja de itens.
Como eu compro itens para minha build?
Independente do modo de jogo, você só pode comprar itens para sua build se você estiver sobre uma fonte (pode ser a sua ou a do adversário, mas a fonte do adversário irá te dar dano enquanto estiver sobre ela), em qualquer modo de jogo. As únicas exceções atuais para essa afirmação são a Chang-E, pois sua passiva permite que ela compre itens fora da base, e o Ratatoskr, que pode fazer upgrade nas suas bolotas (com o perdão do trocadilho) em qualquer lugar do mapa.
Como eu compro itens para minha build?
Independente do modo de jogo, você só pode comprar itens para sua build se você estiver sobre uma fonte (pode ser a sua ou a do adversário, mas a fonte do adversário irá te dar dano enquanto estiver sobre ela), em qualquer modo de jogo. As únicas exceções atuais para essa afirmação são a Chang-E, pois sua passiva permite que ela compre itens fora da base, e o Ratatoskr, que pode fazer upgrade nas suas bolotas (com o perdão do trocadilho) em qualquer lugar do mapa.
Como funciona a loja de itens?
A loja de itens abre ao apertar a tecla "I" no teclado, ela possui 3 abas e sempre irá abrir pela primeira vez na aba de itens recomendados. As demais vezes ela irá abrir na configuração que você fechou. Se a última coisa que você comprou foram as poções, ela irá abrir na aba de consumíveis e assim vai. Abaixo vai a descrição das 3 abas principais da loja.
Aba "recomendados"
Aba "All Items"
A loja de itens abre ao apertar a tecla "I" no teclado, ela possui 3 abas e sempre irá abrir pela primeira vez na aba de itens recomendados. As demais vezes ela irá abrir na configuração que você fechou. Se a última coisa que você comprou foram as poções, ela irá abrir na aba de consumíveis e assim vai. Abaixo vai a descrição das 3 abas principais da loja.
Aba "recomendados"
Essa aba mostra os itens que o jogo recomenda para o seu deus, baseado nos itens mais comprados em todo o server. Esta aba pode ser personalizada no God Builder para mostrar os seus itens favoritos ao invés dos sugeridos pelo jogo. Essa aba é a mais recomendada para jogadores iniciantes, que ainda não conhece os itens do jogo.
Nesta aba os itens são divididos em 4 categorias: Starter, Core, Damage, Defensive.
Starter - São os itens que você começará a partida, ou seja, como você gastará os 1500 de ouro iniciais. Normalmente se inicia com uma dos "starters" de cada classe, pois elas são os itens com o melhor custo benefício do jogo (custam 650 de ouro e te oferecem diversos status importantes para o early game), o lvl 1 de algum item escolhido e alguns consumíveis. Em algumas builds prontas da internet, é possível que se considere os 2 primeiros itens da build (sem contar o starter) como iniciais também.
Core - Itens chamados de "Core" são aqueles considerados "essenciais" para determinado deus, por apresentar uma importante sinergia com o kit dele. Por exemplo, a passiva do Kukulkan transforma uma porcentagem da mana total dele em poder mágico, portanto itens que dão pontos de mana e poder mágico ao mesmo tempo podem ser considerados como "Core", o mais clássico desses é o "Livro de Thoth", pois ele estoca poder, mana e possui a mesma passiva que o deus tem, assim a passiva do item e do deus se amplificam mutuamente. Nem sempre os itens Core, são considerados assim por causa da passiva do deus, as vezes é por causa de um determinado estilo de jogo, de uma habilidade específica do kit e etc. Os itens core normalmente são aqueles que ocupam a maior parte dos slots, montando seu deus na maior parte do jogo possível.
Damage/ Defensive - As categoria "Damage" e "Defensive" são opções de itens após a compra dos itens "Core" escolhidos, são chamados também de "Itens Situacionais". Como o próprio nome diz, variam de acordo com a partida. Tá começando o Late Game e tá sentindo que precisa de mais dano no kit? Você pode optar por um item da aba "Damage". Tá satisfeito com a build, mas precisa sobreviver um pouco mais nas teamfights? Pode optar por um dos itens da aba "Defensive" e assim vai.
Nesta aba os itens são divididos em 4 categorias: Starter, Core, Damage, Defensive.
Starter - São os itens que você começará a partida, ou seja, como você gastará os 1500 de ouro iniciais. Normalmente se inicia com uma dos "starters" de cada classe, pois elas são os itens com o melhor custo benefício do jogo (custam 650 de ouro e te oferecem diversos status importantes para o early game), o lvl 1 de algum item escolhido e alguns consumíveis. Em algumas builds prontas da internet, é possível que se considere os 2 primeiros itens da build (sem contar o starter) como iniciais também.
Core - Itens chamados de "Core" são aqueles considerados "essenciais" para determinado deus, por apresentar uma importante sinergia com o kit dele. Por exemplo, a passiva do Kukulkan transforma uma porcentagem da mana total dele em poder mágico, portanto itens que dão pontos de mana e poder mágico ao mesmo tempo podem ser considerados como "Core", o mais clássico desses é o "Livro de Thoth", pois ele estoca poder, mana e possui a mesma passiva que o deus tem, assim a passiva do item e do deus se amplificam mutuamente. Nem sempre os itens Core, são considerados assim por causa da passiva do deus, as vezes é por causa de um determinado estilo de jogo, de uma habilidade específica do kit e etc. Os itens core normalmente são aqueles que ocupam a maior parte dos slots, montando seu deus na maior parte do jogo possível.
Damage/ Defensive - As categoria "Damage" e "Defensive" são opções de itens após a compra dos itens "Core" escolhidos, são chamados também de "Itens Situacionais". Como o próprio nome diz, variam de acordo com a partida. Tá começando o Late Game e tá sentindo que precisa de mais dano no kit? Você pode optar por um item da aba "Damage". Tá satisfeito com a build, mas precisa sobreviver um pouco mais nas teamfights? Pode optar por um dos itens da aba "Defensive" e assim vai.
Essa aba, como o próprio nome diz, te mostra todos os itens que seu personagem é capaz de comprar. Personagens de dano mágico não tem acesso a itens de dano físico e vice-versa. No lado esquerdo é possível filtrar os itens por status desejados. Então, se determinado momento, você quiser um item que te dê dano e roubo de vida, você pode clicar nas caixinhas de "Power" e "Lifesteal" (infelizmente, até onde eu saiba não existe esta opção para quem joga no console, apenas no pc) e a loja mostrará pra você apenas os itens que te darão estes status, para que possa escolher entre eles.
Esta aba é a mais recomendada para jogadores mais experientes, que preferem montar as próprias builds desde o começo da partida.
Esta aba é a mais recomendada para jogadores mais experientes, que preferem montar as próprias builds desde o começo da partida.
Aba "stats"
Esta aba é um atalho mais rápido para ver os status atuais de seu personagem. Também é possivel checar os seus status (e dos demais jogadores) através da tabela geral do jogo (tecla "tab"). Vendo os próprios status é possível checar o que falta na sua build.
É isso aí, post curtinho dessa vez, mas necessário pra poder começar a falar de cada árvore de itens em específico. Se alguém quiser, posso comentar alguma build pronta pra falar que tipo de jogabilidade ela sugere.
Build pronta comentada
Para melhor entender as builds prontas, vou fazer uma breve análise de uma "build pronta" de Medusa. Não abordarei detalhadamente cada um dos itens, pois farei isso em posts futuros, apenas darei uma noção geral do que esta build propôe:
É isso aí, post curtinho dessa vez, mas necessário pra poder começar a falar de cada árvore de itens em específico. Se alguém quiser, posso comentar alguma build pronta pra falar que tipo de jogabilidade ela sugere.
Build pronta comentada
Para melhor entender as builds prontas, vou fazer uma breve análise de uma "build pronta" de Medusa. Não abordarei detalhadamente cada um dos itens, pois farei isso em posts futuros, apenas darei uma noção geral do que esta build propôe:
Nesse exemplo, a imagem não separa quais os itens são "Starter" "Core" e "Situacionais", ao invés disso, ela mostra a "build final". Sabendo que essa build é para uma Medusa jogando de adc, podemos ver que o starter dela e a ordem de compra seria:
Starter: Lvl.1 das Devourer's Gauntlets + benção do caçador + consumíveis. Na primeira volta da base, poderiam ser completadas as luvas ou iniciadas as botas (vai de situação).
Core: Como essa é uma build de Crítico + Lifesteal (e como vimos no post sobre status, o roubo de vida físico só se aplica a ataques básicos), os itens core dessa build serão aqueles que darão a maior porcentagem de acerto crítico (Rage), Roubo de vida (Devourer's, que já foi comprada como starter) e Cadência (Atalanta's Bow). Wind Demon + Atalanta podem ser considerados Core também pela sinergia com a passiva da Medusa, que diminui sua penalidade de movimento quando andando para trás ou para os lados.
Situacional: Vendo essa build, não enxergo claramente um "item situacional", pois os 3 itens de crítico estão sendo somados para alcançar 85% de crítico. A imagem sugere que as botas sejam trocadas adiante (onde aí sim colocaria um item situacional de verdade).
Qual a lógica dessa build?
Considerando a build completa (com estoques) e a medusa no lvl 20, ela te dá 85% de acerto crítico, 29% de roubo de vida, de 20% a 30% de penetração e 185 de poder.
Ou seja, é uma build com baixíssimo poder bruto, mas com alta porcentagem de crítico para compensar. A build compensa a falta de dano no ataque básico com a probabilidade de 85% de chance de dar 130% de dano extra no ataque crítico (100% do crítico comum + 30% da passiva da deathbringer) e também depende dos críticos para ter um bom lifesteal. Ou seja, se um ataque básico causar 185 de dano, com crítico ele causará 425.
Isso faz com que essa build seja excelente em jogos que estão tendo muita teamfight, que você tenha acesso a muito ouro (pois é uma build cara) e consiga chegar rápido ao late game. O crítico naturalmente será forte contra os personagens sem muita defesa e a porcentagem de penetração causará um dano considerável nos tankers. Também é uma ótima build para derrubar os objetivos do mapa (Piromântico, Gold Fury, Fire Giant e Titã), pois o dano crítico tira rapidamente a vida destes alvos.
Por outro lado, essa build é péssima para levar as estruturas (fênix e torres), pois nem a porcentagem de penetração e nem o crítico as afetam. É péssima contra personagens/itens/Relíquias com resistência a crítico (passiva do geb, Armadura Espectral, Thorns, Shell reforçada) e seu baixo atack speed faz com que o jogador dependa muito da habilidade 1 da medusa para ter um bom dps. Outro ponto fraco dessa build é que ela depende de um early e mid game muito fáceis para ser completa, pois enquanto a build está incompleta, ela é muito vulnerável.
Construção da build durante a partida:
Essa build é focada completamente no late game (ou super late game), portando é recomendada pra partidas que aparentemente serão longas, além disso é uma build focada em ataque básico, o que fará com que suas habilidades darão pouquíssimo dano. Fica aqui uma descrição da evolução dela ao longo do jogo.
Early Game: Os itens iniciais (Manopla do devorador e Bota de Cadência) dão um early game confortável em questão de Sustain, mas o baixo poder e baixa cadência faz com que a limpeza dos minions fique mais demorada (isso combinando que o clear da medusa já não é dos melhores no começo do jogo). Se o suporte tiver um bom clear no kit dele (por exemplo Sylvanos, Cérbero, Jormungandr e etc.) ou o outro time também possuir pouco potencial de limpeza de lane, a jogabilidade pode ser mais agressiva, se o outro time possuir mais pressão no early, a jogabilidade precisa ser muito passiva.
Assim que a manopla do devorador estiver completa e os estoques começarem a ser acumulados, seu foco será o de dar pokes para garantir que você terá um maior sustain que o adc inimigo (neste momento vocês provavelmente já estarão sozinhos na lane), forçando-o de volta para a base e garantindo vantagem de farm sobre ele.
Mid Game: O Mid Game com essa build presume que você já terá uma boa vantagem contra o adc inimigo, pois o item "Rage" comprado antecipadamente presume que você terá potencial de pegar kills ou assistências para estocar os críticos da sua passiva. Enquanto este item não estiver estocado, sua probabilidade de acerto crítico é baixa e seu dano também, fazendo com que o outro adc ganhe uma abertura para recuperar a desvantagem. Se o seu Mid Game começar na desvantagem, o "Rage" te fará ter um Mid Game muito mais difícil de recuperar (nesse caso você poderá antecipar o Atalanta's Bow para aumentar seu atack speed e melhorar seu clear e fazer o Rage depois). Fechando estes dois itens, sua meta será o de forçar lutas (pedindo ganks, ou forçando uma luta na Gold Fury) para tirar maior proveito dos seus itens, se o seu time não estiver lutando, a build não estará sendo bem aproveitada.
Late Game: Com essa build, você terá que estar feedado aqui. A ponto de não ter que se preocupar com ninguém do time adversário no 1x1 ou no 1x2. Terá que andar com o time o tempo inteiro para aproveitar ao máximo das passivas de seus itens (3 deles dependem de kills/ assists para serem eficazes) e forçar teamfights o tempo inteiro. Não é uma build boa para split push, embora seja boa para solar a Erínia Dourada. Sua habilidade principal será a 1, que te dará 4 ataques básicos em sequência para aplicar os críticos, suas habilides 2/3 e Ultimate causarão pouquíssimo dano. A teamfight inteira, para você, será baseada em acertar o maior número de ataques básicos possíveis.
Starter: Lvl.1 das Devourer's Gauntlets + benção do caçador + consumíveis. Na primeira volta da base, poderiam ser completadas as luvas ou iniciadas as botas (vai de situação).
Core: Como essa é uma build de Crítico + Lifesteal (e como vimos no post sobre status, o roubo de vida físico só se aplica a ataques básicos), os itens core dessa build serão aqueles que darão a maior porcentagem de acerto crítico (Rage), Roubo de vida (Devourer's, que já foi comprada como starter) e Cadência (Atalanta's Bow). Wind Demon + Atalanta podem ser considerados Core também pela sinergia com a passiva da Medusa, que diminui sua penalidade de movimento quando andando para trás ou para os lados.
Situacional: Vendo essa build, não enxergo claramente um "item situacional", pois os 3 itens de crítico estão sendo somados para alcançar 85% de crítico. A imagem sugere que as botas sejam trocadas adiante (onde aí sim colocaria um item situacional de verdade).
Qual a lógica dessa build?
Considerando a build completa (com estoques) e a medusa no lvl 20, ela te dá 85% de acerto crítico, 29% de roubo de vida, de 20% a 30% de penetração e 185 de poder.
Ou seja, é uma build com baixíssimo poder bruto, mas com alta porcentagem de crítico para compensar. A build compensa a falta de dano no ataque básico com a probabilidade de 85% de chance de dar 130% de dano extra no ataque crítico (100% do crítico comum + 30% da passiva da deathbringer) e também depende dos críticos para ter um bom lifesteal. Ou seja, se um ataque básico causar 185 de dano, com crítico ele causará 425.
Isso faz com que essa build seja excelente em jogos que estão tendo muita teamfight, que você tenha acesso a muito ouro (pois é uma build cara) e consiga chegar rápido ao late game. O crítico naturalmente será forte contra os personagens sem muita defesa e a porcentagem de penetração causará um dano considerável nos tankers. Também é uma ótima build para derrubar os objetivos do mapa (Piromântico, Gold Fury, Fire Giant e Titã), pois o dano crítico tira rapidamente a vida destes alvos.
Por outro lado, essa build é péssima para levar as estruturas (fênix e torres), pois nem a porcentagem de penetração e nem o crítico as afetam. É péssima contra personagens/itens/Relíquias com resistência a crítico (passiva do geb, Armadura Espectral, Thorns, Shell reforçada) e seu baixo atack speed faz com que o jogador dependa muito da habilidade 1 da medusa para ter um bom dps. Outro ponto fraco dessa build é que ela depende de um early e mid game muito fáceis para ser completa, pois enquanto a build está incompleta, ela é muito vulnerável.
Construção da build durante a partida:
Essa build é focada completamente no late game (ou super late game), portando é recomendada pra partidas que aparentemente serão longas, além disso é uma build focada em ataque básico, o que fará com que suas habilidades darão pouquíssimo dano. Fica aqui uma descrição da evolução dela ao longo do jogo.
Early Game: Os itens iniciais (Manopla do devorador e Bota de Cadência) dão um early game confortável em questão de Sustain, mas o baixo poder e baixa cadência faz com que a limpeza dos minions fique mais demorada (isso combinando que o clear da medusa já não é dos melhores no começo do jogo). Se o suporte tiver um bom clear no kit dele (por exemplo Sylvanos, Cérbero, Jormungandr e etc.) ou o outro time também possuir pouco potencial de limpeza de lane, a jogabilidade pode ser mais agressiva, se o outro time possuir mais pressão no early, a jogabilidade precisa ser muito passiva.
Assim que a manopla do devorador estiver completa e os estoques começarem a ser acumulados, seu foco será o de dar pokes para garantir que você terá um maior sustain que o adc inimigo (neste momento vocês provavelmente já estarão sozinhos na lane), forçando-o de volta para a base e garantindo vantagem de farm sobre ele.
Mid Game: O Mid Game com essa build presume que você já terá uma boa vantagem contra o adc inimigo, pois o item "Rage" comprado antecipadamente presume que você terá potencial de pegar kills ou assistências para estocar os críticos da sua passiva. Enquanto este item não estiver estocado, sua probabilidade de acerto crítico é baixa e seu dano também, fazendo com que o outro adc ganhe uma abertura para recuperar a desvantagem. Se o seu Mid Game começar na desvantagem, o "Rage" te fará ter um Mid Game muito mais difícil de recuperar (nesse caso você poderá antecipar o Atalanta's Bow para aumentar seu atack speed e melhorar seu clear e fazer o Rage depois). Fechando estes dois itens, sua meta será o de forçar lutas (pedindo ganks, ou forçando uma luta na Gold Fury) para tirar maior proveito dos seus itens, se o seu time não estiver lutando, a build não estará sendo bem aproveitada.
Late Game: Com essa build, você terá que estar feedado aqui. A ponto de não ter que se preocupar com ninguém do time adversário no 1x1 ou no 1x2. Terá que andar com o time o tempo inteiro para aproveitar ao máximo das passivas de seus itens (3 deles dependem de kills/ assists para serem eficazes) e forçar teamfights o tempo inteiro. Não é uma build boa para split push, embora seja boa para solar a Erínia Dourada. Sua habilidade principal será a 1, que te dará 4 ataques básicos em sequência para aplicar os críticos, suas habilides 2/3 e Ultimate causarão pouquíssimo dano. A teamfight inteira, para você, será baseada em acertar o maior número de ataques básicos possíveis.
É isso aí, espero que o post tenha sido útil para o entendimento da loja e para entender um pouco do procedimento de se analisar builds prontas.
GG
GG
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