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Guia de Builds - Compreendendo os Status do personagem


 

Neste post são usados termos da comunidade, caso não saibam o que significam cheque o Glossário de termos de SMITE

 Quando escrevi o Guia de Conquista, evitei falar de itens e builds, pois é um assunto mto complexo e diverso. Para preencher esta lacuna, começo aqui um novo guia, que servirá para todos os deuses e todos os modos de jogo.

 Como os itens, assim como os deuses, sofrem Nerfs e Buffs em praticamente todos os patches, é muito provável que o custo dos itens que nele serão colocados, assim como os status garantidos por cada item, esteja desatualizado caso este post esteja sendo lido algumas semanas após a publicação. Esta desatualização não é um problema pois as mudanças mais bruscas em cada item acontecem nas trocas de season e nos patches de Mid Season, sendo facilmente cobertas em novas postagens. Dito isso, vamos começar.


 O que é uma boa build?

 Para fazer uma boa build para qualquer deus, você precisa ter apenas duas coisas em mente:

 * Quais os status que eu preciso enfatizar/ melhorar no deus que estou jogando?

 * Qual a sinergia que os itens da build tem com o deus que eu estou jogando?

 Neste post falarei apenas sobre a primeira pergunta. Para responder a segunda pergunta eu farei uma análise detalhada de cada árvore de itens do jogo nos próximos posts.


 O que são os status do personagem?

 Os status do personagem são os números que definem absolutamente tudo o que acontece com ele ao longo do jogo. Eles que definem o quanto de dano você irá causar no inimigo, quanto de vida você terá daqui a dois leveis, quanto tempo você demorará pra recuperar a vida que perdeu na última teamfight e etc. 

 Todos os deuses são lançados com status base e progressões definidas. 

 O status base é o quanto que ele terá de cada característica no level 1 e a progressão é o quanto que ele ganhará daquela característica por level.

 Por exemplo, na foto abaixo, podemos ver que a Bellona começa com 578 pontos de vida (status base) e que a cada level ela ganhará +88 pontos de hp (Progressão). Portanto, você sabe que no level 2 ela terá 578 + 88 = 666. (por isso que a bellona é um demônio no lvl 2 :DD)  

 Normalmente, os deuses com maior curva de poder no Early Game são aqueles com maiores status base, e os deuses com maior curva de poder no Late Game são aqueles com maior progressão.

 Existem 3 formas de se aumentar os status de um personagem:

* Subindo de nível
* Comprando itens
* Recebendo Buffs (tanto da jungle quanto de habilidades)

 Resumindo, quanto maiores os status do seu personagem, maior o potencial dele. Com isso conseguimos ver o quão importante é o farm no jogo. Com maiores status se ganha mais teamfights, se causa mais dano em objetivos, se sobrevive por mais tempo e etc.

Como funcionam estes status?

 Cada status funciona de uma forma específica, conforme explicado abaixo.


STATUS OFENSIVOS:

Dano de ataque básico: Este é o status que vai definir o quanto de dano seu personagem causará em seus alvos (antes de ser mitigado e defendido) com seus ataques básicos. Ou seja, se um personagem tiver 50 de poder, seus ataques básicos causarão 50 de dano em qualquer alvo que tiver 0 de proteções e 0 de mitigações.
 
 Alguns deuses de ataque corpo a corpo possuem progressões de ataque básico. O que significa que cada ataque básico possui um valor diferente pra cada ataque da sequência. Por exemplo, se na janela de habilidades de um deus estiver escrito algo como "Progressão 1.0/0,5/0.5/1.5", significa que o primeiro ataque básico se baseará em 100% deste status, o segundo e o terceiro se basearão em 50% do total e o último ataque básico da sequência se baseará em 150% deste status. Essa informação é extremamente importante pra extrair o máximo de potencial do cancelamento de ataque básicos do seu personagem


Velocidade de ataque: Velocidade de ataque é o status que define quantos ataques básicos seu personagem pode dar por segundo. Quanto maior o valor, menos o intervalo entre um ataque básico e outro. Por exemplo, se um deus possuir 2.0 deste status, significa que em 1 segundo ele poderá disparar 2 ataques básicos. O limite deste status é de 2.5, caso algum personagem exceda este limite, o excesso de velocidade de ataque não se aplicará ao personagem.



Poder Mágico/ Poder Físico:  Este status aplica um bônus de dano às habilidades e aos ataques básicos de cada deus. Quando uma habilidade diz que causa 200 (+20%) de dano. Significa que ela causará 200 + 20% do poder do seu personagem em dano (antes das mitigações e proteções). Este status normalmente começa zerado e é ampliado através da evolução dos leveis do personagem, itens e buffs. 

Cada personagem só pode ter um dos dois status (poder físico ou poder mágico), o que faz com que os deuses baseados em poder físico só tenham acesso aos itens de poder físico da loja e vice-versa. O limite indicado de poder físico é de 400 e O limite indicado de poder mágico é de 900. Porém este limite não é real, pois se algum deus der overcap (ou seja, passar destes limites) com sua build, os efeitos continuam se aplicando.


 Roubo de vida Mágico/ Roubo de vida Físico: Este status define o quanto do dano causado por um personagem retornará a ele como HP. O roubo de vida físico se aplica apenas ao dano dos ataques básicos e o roubo de vida mágico se aplica ao dano das habilidades e dos ataques mágicos (habilidades em área aplicam apenas 33% do valor dos status, ataques básicos ou habilidades single target aplicam 100% do valor), normalmente o valor inicial é 0 e ampliado através de itens e buffs. 

Se o alvo atingido morrer, o roubo de vida é calculado pelo quanto de vida o alvo tinha no momento. Por exemplo, se um personagem tem 100% de roubo de vida e causa 100 de dano em um personagem com apenas 20 de vida, ele receberá apenas 20 de hp que o alvo tinha e não os 100 que ele causou. O limite de roubo de vida mágico é de 65% e o limite de roubo de vida físico é de 100%.



  Penetração Mágica / Penetração Física: Este status define o quanto das proteções inimigas serão ignoradas pelo seu ataque. A penetração mágica é usada por personagens de dano mágico e afeta apenas a defesa mágica do inimigo, assim como a penetração fisica afeta apenas a defesa física do inimigo. O número apresentado nos status do deus é a Flat Pen (ou penetração bruta), mas alguns itens e habilidades também podem aumentar sua penetração em porcentagem. Normalmente este status também começa zerado e é amplificado através de itens e buffs. O cálculo do dano causado através da penetração depende de outros fatores, portanto serão especificados mais para frente do texto. O limite de ambas as flat pen são de 50 e o limite de ambas as % pen são de 40%.



Chance de crítico: Este status define a probabilidade de um ataque básico causar um acerto crítico e só poder ser amplificado em deuses de ataque físico (tendo como única exceção o Olorun que possui dano crítico mágico como parte do kit). Acertos críticos causam o dobro de dano de ataque básico. Este status começa zerado é só pode ser amplificado através de itens ou buffs. O limite de chance de crítico é de 100%






STATUS DEFENSIVOS:


  Proteção Mágica/ Proteção Física: Esse status são, respectivamente, os responsáveis pela mitigação do dano mágico e físico recebido e todos os deuses possuem ambas as proteções. Cada deus começa com valor e progressão diferente para a proteção física, porém todos os deuses começam com 30 de proteção mágica no level 1 e ganham um bônus de 0.9 por level. Ambas as proteções possuem um limite de 325.



Pontos de Vida: Pontos de vida (ou HP) é o status que indica o quanto de dano o seu personagem poderá receber sem ser eliminado, pode ser aumentado com progressão, buffs e itens. Cada deus começa e progride com valores diferentes. O limite de pontos de vida é de 5500.



HP5 (Health Points per 5 - Regeneração de vida): Este status define o quanto de vida será recuperada em 5 segundos. Ou seja, se um deus tem +20 de hp5, ele demorará 5 segundos para regenerar sozinho 20 de hp (essa regeneração acontece a cada segundo, então ele receberá 4 de hp por segundo), esse status normalmente é indicado na extremidade direita da barra de vida. O limite de hp é de 100.


CCR (Crowd Control Reduction - Redução de controle): Este status define, em porcentagem, o quanto o seu personagem é resistente à controle. Ou seja, se um personagem tiver 30% de redução de controle, um stun que deveria durar 1 segundo, durará apenas 0.7 segundos. Esse status começa zerado em todos os deuses e não possui progressão, sendo adquirido apenas através de itens e habilidades. O limite de redução de controle é de 40%.


STATUS DE UTILIDADE:


 Movimento: Esse status define o quão rápido seu personagem se moverá ao redor do mapa, quanto maior o status, mais rápido ele se movimentará. Cada deus começa com um valor específico e este status só pode ser aumentado através de itens e buffs. Normalmente este acréscimo é feito através de uma porcentagem aplicada sobre o valor inicial. O limite de movimento é de 1000.


Cooldown Reduction (Redução de Intervalo): Este status define, em porcentagem, o quanto será reduzido do tempo de espera do uso de uma habilidade. Por exemplo, se uma habilidade tem um intervalo de 10 segundos e o personagem tiver 30% de redução de intervalo, esta habilidade passará a ter um intervalo de 7 segundos. Todos os deuses começam com 0 de Redução de intervalo e só poderão aumentar este valor através de itens e de buffs. O limite de redução de controle é de 40%.

 
 Pontos de Mana: Este status define o quanto de mana estará disponível ao seu personagem para que ele possa usar suas habilidades. Cada deus possui uma base e progressão específicas mas o maior acréscimo é feito através de itens. O limite de pontos de mana é de 4000.




MP5 (Mana per 5 - Regeneração de Mana): Este status define, assim como HP5, o quanto de sua mana será recuperada em 5 segundos. Cada deus possui base e progressão específicas, podendo também aumentá-los através de itens e buffs.

 

Relações entre Status

 Como esperado, estes status se relacionam de diversas formas diferentes, dependendo de quais deuses estão sendo utilizados, suas habilidades e as habilidades passivas de cada item. Isso é o que gera a complexidade do jogo e faz com que tantos cenários sejam possíveis.

 As relações mais básicas entre status são:

Dano x Mitigação: Para simplificar esta interação, vamos supor que esta relação funciona como uma subtração simples. Ou seja, se o personagem tiver 100 de dano e seu oponente tiver 50 de proteções. O dano causado será de 50. O cálculo exato desta interação será mostrado em outro post futuro.

Mitigação x Penetração:  Esta relação depende do tipo de penetração utilizada. Se o item possuir "flat pen" a relação é outra operação de subtração (ainda supondo um cálculo simplificado entre dano x mitigação) 

Se o personagem tiver 100 de dano e 15 de penetração flat e o oponente tiver 50 de proteção. A penetração anulará 15 das proteções e o dano causado será de 65.

Se o personagem tiver 100 de dano e 20% de penetração e o oponente tiver 50 de proteção. A penetração anulará 10 das proteções e o dano causado será de 60.

Isso significa que a Flat Pen é muito mais eficaz em alvos com poucas proteções, enquanto a % Pen é muito mais eficaz contra alvos com muitas proteções.

Dano de ataque básico x Acerto crítico: Esta é uma relação de probabilidade e de multiplicação. O crítico comum dá 100% de bônus de dano, então um ataque básico que causaria 100 de dano causará 200 de dano em um acerto crítico. Quanto maior a base de dano, maior o dano do crítico. Porém os itens de crítico costumam possuir menor dano base, fazendo com que a build seja baseada em "apostar o dano".

Por exemplo, vamos supor que uma build sem crítico te deixe com 100 de poder de ataque básico e uma build de crítico te deixe com 70 do mesmo status. Se pensarmos que o personagem acertou 5 ataques básicos, a build sem crítico te dará 500 de dano garantidos, enquanto a build de crítico poderá não dar nenhum acerto crítico (causando 350 de dano) ou "critar" todos os ataques (causando 700 de dano). 


Montando sua build

 A primeira coisa que você precisa ter em mente é que é impossível você alcançar o limite de todos os seus status. Mesmo que você compre absolutamente os melhores itens de cada status e pegue todos os buffs possíveis na partida, esse limite não será alcançado. Isso é um cálculo intencional do jogo para que o jogador seja obrigado a "especializar" sua build para alguma funcionalidade. Se o seu foco é atacar inimigos com pouca defesa, sua build ideal será uma, se o seu foco é atacar personagens com muita defesa, será outra e assim vai.

 Os melhores critérios para se montar uma build são:

* O que quero potencializar no meu personagem?

 Se o seu personagem tem algum status forte no kit, você pode buildar pra tirar mais proveito disso. Por exemplo, o ultimate do cthulhu faz com que ele ganhe 30% a mais de hp e a cura de seu ultimate é baseada em sua vida máxima. Além disso, sua passiva aumenta % de mitigação. Portanto uma build focada em mitigação e HP tem uma ótima sinergia com seu kit.

* O que quero corrigir no meu personagem?

 Se o seu personagem tem pontos fortes bem estabelecidos, mas seus pontos fracos não se adequam ao seu estilo de jogo, você pode optar por reforçar estas fraquezas para que o personagem fique mais equilibrado. Por exemplo, o Set é um personagem com excelente dano e impacto em teamfights, mas suas proteções naturais são baixas, se você quiser usá-lo como frontliner, você pode optar em buildar itens focados para guerreiros.

* O que o inimigo está potencializando/corrigindo?

 Assim como é importante ter um direcionamento para sua build, é importante reconhecer qual o direcionamento que o inimigo está dando para build dele para que você possa diminuir ou anular a estratégia dele. Builds com muita defensa tem hard counter em builds de %Pen. Builds de poke tem counter em lifesteal, builds de cura tem counter em anti-cura e etc.

* Quero uma build equilibrada ou potencializada?

 Builds equilibradas são aquelas que permitem que seu deus tenha versatilidade na partida, então consegue participar de teamfights, consegue ajudar em objetivos e etc. Uma build potencializada pode focar em resolver algo que o time não esteja dando conta. Por exemplo, tem um personagem do time inimigo que está literalmente carregando o time inteiro nas costas e seu time não está conseguindo pará-lo. Se você fizer uma build para anular o potencial daquele personagem, seu time inteiro se beneficiará disso


 É isso aí, com isso se encerra as explicações sobre os status básicos do jogo. Builds é um assunto muito complexo dentro do Smite e dará bastante material pra discutirmos. Até a próxima
GG 






Comentários

  1. Incrível. Parabéns, vai ajudar mt as pessoas novas, queria ter um site assim quando eu comecei /0/

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    Respostas
    1. Muito obrigado pelo incentivo! A ideia é exatamente essa, de dar uma boa fonte de informações para quem está começando!

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