Guia de Builds - Compreendendo os Slots da Build
Neste post são usados termos da comunidade, caso não saibam o que significam cheque o Glossário de termos de SMITE
Quando escrevi o Guia de Conquista, evitei falar de itens e builds, pois é um assunto mto complexo e diverso. Para preencher esta lacuna, começo aqui um novo guia, que servirá para todos os deuses e todos os modos de jogo.
Como os itens, assim como os deuses, sofrem Nerfs e Buffs em praticamente todos os patches, é muito provável que o custo dos itens que nele serão colocados, assim como os status garantidos por cada item, esteja desatualizado caso este post esteja sendo lido algumas semanas após a publicação. Esta desatualização não é um problema pois as mudanças mais bruscas em cada item acontecem nas trocas de season e nos patches de Mid Season, sendo facilmente cobertas em novas postagens. Dito isso, vamos começar.
O que é uma boa build?
Para fazer uma boa build para qualquer deus, você precisa ter apenas duas coisas em mente:
* Quais os status que eu preciso enfatizar/ melhorar no deus que estou jogando?
* Qual a sinergia que os itens da build tem com o deus que eu estou jogando?
Neste post falarei apenas sobre a primeira pergunta. Para responder a segunda pergunta eu farei uma análise detalhada de cada árvore de itens do jogo nos próximos posts.
O que são os status do personagem?
Os status do personagem são os números que definem absolutamente tudo o que acontece com ele ao longo do jogo. Eles que definem o quanto de dano você irá causar no inimigo, quanto de vida você terá daqui a dois leveis, quanto tempo você demorará pra recuperar a vida que perdeu na última teamfight e etc.
Todos os deuses são lançados com status base e progressões definidas.
O status base é o quanto que ele terá de cada característica no level 1 e a progressão é o quanto que ele ganhará daquela característica por level.
Por exemplo, na foto abaixo, podemos ver que a Bellona começa com 578 pontos de vida (status base) e que a cada level ela ganhará +88 pontos de hp (Progressão). Portanto, você sabe que no level 2 ela terá 578 + 88 = 666. (por isso que a bellona é um demônio no lvl 2 :DD)
Normalmente, os deuses com maior curva de poder no Early Game são aqueles com maiores status base, e os deuses com maior curva de poder no Late Game são aqueles com maior progressão.
Existem 3 formas de se aumentar os status de um personagem:
* Subindo de nível
* Comprando itens
* Recebendo Buffs (tanto da jungle quanto de habilidades)
Resumindo, quanto maiores os status do seu personagem, maior o potencial dele. Com isso conseguimos ver o quão importante é o farm no jogo. Com maiores status se ganha mais teamfights, se causa mais dano em objetivos, se sobrevive por mais tempo e etc.
Como funcionam estes status?
Cada status funciona de uma forma específica, conforme explicado abaixo.
STATUS OFENSIVOS:
Alguns deuses de ataque corpo a corpo possuem progressões de ataque básico. O que significa que cada ataque básico possui um valor diferente pra cada ataque da sequência. Por exemplo, se na janela de habilidades de um deus estiver escrito algo como "Progressão 1.0/0,5/0.5/1.5", significa que o primeiro ataque básico se baseará em 100% deste status, o segundo e o terceiro se basearão em 50% do total e o último ataque básico da sequência se baseará em 150% deste status. Essa informação é extremamente importante pra extrair o máximo de potencial do cancelamento de ataque básicos do seu personagem
Poder Mágico/ Poder Físico: Este status aplica um bônus de dano às habilidades e aos ataques básicos de cada deus. Quando uma habilidade diz que causa 200 (+20%) de dano. Significa que ela causará 200 + 20% do poder do seu personagem em dano (antes das mitigações e proteções). Este status normalmente começa zerado e é ampliado através da evolução dos leveis do personagem, itens e buffs.



Chance de crítico: Este status define a probabilidade de um ataque básico causar um acerto crítico e só poder ser amplificado em deuses de ataque físico (tendo como única exceção o Olorun que possui dano crítico mágico como parte do kit). Acertos críticos causam o dobro de dano de ataque básico. Este status começa zerado é só pode ser amplificado através de itens ou buffs. O limite de chance de crítico é de 100%

HP5 (Health Points per 5 - Regeneração de vida): Este status define o quanto de vida será recuperada em 5 segundos. Ou seja, se um deus tem +20 de hp5, ele demorará 5 segundos para regenerar sozinho 20 de hp (essa regeneração acontece a cada segundo, então ele receberá 4 de hp por segundo), esse status normalmente é indicado na extremidade direita da barra de vida. O limite de hp é de 100.
STATUS DE UTILIDADE:

Cooldown Reduction (Redução de Intervalo): Este status define, em porcentagem, o quanto será reduzido do tempo de espera do uso de uma habilidade. Por exemplo, se uma habilidade tem um intervalo de 10 segundos e o personagem tiver 30% de redução de intervalo, esta habilidade passará a ter um intervalo de 7 segundos. Todos os deuses começam com 0 de Redução de intervalo e só poderão aumentar este valor através de itens e de buffs. O limite de redução de controle é de 40%.

Como esperado, estes status se relacionam de diversas formas diferentes, dependendo de quais deuses estão sendo utilizados, suas habilidades e as habilidades passivas de cada item. Isso é o que gera a complexidade do jogo e faz com que tantos cenários sejam possíveis.
Dano x Mitigação: Para simplificar esta interação, vamos supor que esta relação funciona como uma subtração simples. Ou seja, se o personagem tiver 100 de dano e seu oponente tiver 50 de proteções. O dano causado será de 50. O cálculo exato desta interação será mostrado em outro post futuro.
Mitigação x Penetração: Esta relação depende do tipo de penetração utilizada. Se o item possuir "flat pen" a relação é outra operação de subtração (ainda supondo um cálculo simplificado entre dano x mitigação)
Se o personagem tiver 100 de dano e 15 de penetração flat e o oponente tiver 50 de proteção. A penetração anulará 15 das proteções e o dano causado será de 65.
Se o personagem tiver 100 de dano e 20% de penetração e o oponente tiver 50 de proteção. A penetração anulará 10 das proteções e o dano causado será de 60.
Isso significa que a Flat Pen é muito mais eficaz em alvos com poucas proteções, enquanto a % Pen é muito mais eficaz contra alvos com muitas proteções.
Por exemplo, vamos supor que uma build sem crítico te deixe com 100 de poder de ataque básico e uma build de crítico te deixe com 70 do mesmo status. Se pensarmos que o personagem acertou 5 ataques básicos, a build sem crítico te dará 500 de dano garantidos, enquanto a build de crítico poderá não dar nenhum acerto crítico (causando 350 de dano) ou "critar" todos os ataques (causando 700 de dano).
Montando sua build
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que é impossível você alcançar o limite de todos os seus status. Mesmo que você compre absolutamente os melhores itens de cada status e pegue todos os buffs possíveis na partida, esse limite não será alcançado. Isso é um cálculo intencional do jogo para que o jogador seja obrigado a "especializar" sua build para alguma funcionalidade. Se o seu foco é atacar inimigos com pouca defesa, sua build ideal será uma, se o seu foco é atacar personagens com muita defesa, será outra e assim vai.
Os melhores critérios para se montar uma build são:
* O que quero potencializar no meu personagem?
Se o seu personagem tem algum status forte no kit, você pode buildar pra tirar mais proveito disso. Por exemplo, o ultimate do cthulhu faz com que ele ganhe 30% a mais de hp e a cura de seu ultimate é baseada em sua vida máxima. Além disso, sua passiva aumenta % de mitigação. Portanto uma build focada em mitigação e HP tem uma ótima sinergia com seu kit.
* O que quero corrigir no meu personagem?
Se o seu personagem tem pontos fortes bem estabelecidos, mas seus pontos fracos não se adequam ao seu estilo de jogo, você pode optar por reforçar estas fraquezas para que o personagem fique mais equilibrado. Por exemplo, o Set é um personagem com excelente dano e impacto em teamfights, mas suas proteções naturais são baixas, se você quiser usá-lo como frontliner, você pode optar em buildar itens focados para guerreiros.
* O que o inimigo está potencializando/corrigindo?
* Quero uma build equilibrada ou potencializada?
É isso aí, com isso se encerra as explicações sobre os status básicos do jogo. Builds é um assunto muito complexo dentro do Smite e dará bastante material pra discutirmos. Até a próxima
Incrível. Parabéns, vai ajudar mt as pessoas novas, queria ter um site assim quando eu comecei /0/
ResponderExcluirMuito obrigado pelo incentivo! A ideia é exatamente essa, de dar uma boa fonte de informações para quem está começando!
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